top of page

História - Entidade Calunguinha



Meu amigo desconhecido, hoje é domingo, dia de sol no tropical país, onde a terra ficou seca e de veredas tornou-se sertão, depois que o homem cresceu e tornou-se dono de si, criou asas na imprudência lampião e de repente, mais que no fio da faca cortando a moranga, dizem que ouvia-se de longe durante a noite-madruga uma alma a cavalgar sozinho nos caminhos da estrada.


Quem não o via, ouvia na noite, uma entoada, um tocar, um acorde no dedilhar de pontas cruzadas de um violão sem cordas, o som que não era de viola. Os moradores que espreitavam pela fresta de suas casas, diziam que o ouviam sempre no mês de agosto, o tal cantador.

Diziam que bastava o vento passar, e se a terra do chão se soltar, logo se via o cavaleiro com a viola na mão tocar.


Capa negra sobre o costado do cavalo, negro, como também ele era, e com negro chapéu, passava dedilhando acordes, como um seresteiro cortando a agreste vegetação. Quem o ouvia não sentia medo do entoar de sua canção, não, não sentia, se não o olhasse, mas se olhasse medo sentia. Se a gente só o ouvisse, quietinho, deitado dentro do buraco feito dentro da casa sapê, onde se dormia, todos da família, encolhidinhos, sobre as folhas secas de noites deserto, ai sim, o coração se aquecia, e como nostalgia, se dormia em sonhos do dia escutando a melodia do cavaleiro a passar.


Dizem que nos outros meses, salvo dia de lua cheia que começa em dia impar, e em dia de finados e santos, ele também surgia, nos outros dias ele não vinha, morava na estrela vizinha da lua, aquela estrela que está sempre no sul da lua, como se fosse o "ponto" de um texto no romance das estrelas.

Mas olhe moço, mas que bastava o vento Iansã levantar a poeira da terra das alma de Obaluaê, que o cavaleiro descia e novamente se ouvia a tal cantoria da viola poesia.


Mas, eu tenho que falar porque eu via, eu via, e como via, não era qualquer vento, ele só descia no vento da flor que morria e quer saber como eu sabia qual morria, era aquela que despetalava mais harmonia.

Hoje não é domingo, mas que importa o dia, se ninguém em mim acredita, mas fiquem sabendo, que eu via e também ouvia a dedilharia deste velho negro tocador e cavaleiro.

Eu sei, eu sei quem era este o negro cantiga, ele era o negro da vida, da humilde vida das almas esquecida, aqui no nordeste sertão, para muitos era alma perdida, para mim não, era a proteção da minha alma esquecida, alma penada outros dizia, mas pra mim não, ele era o padroeiro de São João, era da terra esquecida, igualzinho o cemitério, não sei mas eu não tenho medo, eu respeito, no meu pedaço de chão, e outro dia mesmo eu vi o tal seresteiro, parou na porta e disse:


- Meu velho eu sou o Calunga das Almas, não tenha medo não, eu sou como você o negro Sol do esquecido sertão.

Um dia eu me pari de um ventre escuro de um porão e vivo a dor no umbigo da dor do mundo no escuro porão do sertão.


O sertão tornou-se meu navio negreiro e hoje por dentre tambor eu toco os acordes da Luanda do amor, dorme meu negro, que estou indo pra lua ensinar meus camaradas.


784 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page